Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

O preço mais alto do vinho pode melhorar o sabor

Um novo estudo descobriu que as pessoas gostam mais de um vinho quando dizem que ele é quatro vezes mais caro do que realmente é.

Foto: reprodução decanter

 Foto: reprodução decanter

Os bebedores que receberam o preço inflacionado do vinho pelos pesquisadores ficaram mais entusiasmados com o conteúdo de seu copo em comparação com aqueles que viram o preço real.

Existem muitas variáveis a serem consideradas, é claro, mas o estudo contribui para uma quantidade cada vez maior de pesquisas sobre o preço e o sabor do vinho.

Os autores do estudo disseram que queriam especificamente entender melhor as percepções em um "cenário realista".

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Eles realizaram degustações de vinhos em pequenos grupos com 140 participantes durante um evento noturno aberto na Universidade de Basel, na Suíça.

Três vinhos italianos da safra de 2013 estiveram envolvidos: o Montepulciano d’Abruzzo DOC, preço de 10 francos suíços, o Bolgheri DOC, 32 francos suíços, e o Toscana IGT, 65 francos suíços.

"O vinho mais barato foi classificado como mais agradável quando apresentado com o quádruplo de seu preço real de varejo", relatam os pesquisadores em um estudo publicado no jornal Food Quality and Preference. "Nenhum efeito foi encontrado ao diminuir o preço do vinho caro em quatro vezes", acrescentam.

Os pesquisadores também pediram aos bebedores que avaliassem a intensidade dos vinhos e descobriram que as mudanças nos preços não tiveram muito impacto. Os participantes provaram todos os vinhos às cegas e com preços.

Alguns receberam o preço inflacionado para o vinho mais barato e um preço artificialmente baixo para a garrafa mais cara. Outros viram os preços reais.

Embora 135 participantes tenham dito que bebiam vinho regularmente, nenhum foi considerado especialista em degustação.

O professor Jens Gaab, do corpo docente de psicologia da Universidade de Basel, disse que estava interessado no estudo como pesquisador de placebo. "Eu sei o quão importante é o contexto. A mente é uma coisa linda, capaz de dobrar a verdade ao ponto onde as expectativas se encaixam na realidade.”

Gaab afirma que existem maneiras diferentes para os bebedores pensarem sobre as descobertas. “Se você está realmente interessado no sabor do vinho, não use o preço como princípio básico, confie em seus sentidos (mesmo que sejam influenciados pelo preço)”, sugeri.

No entanto, ele ressalta que o preço por si só pode ser útil do ponto de vista de investimento.

Ele acrescenta que os bebedores também podem levar em consideração outros fatores, "como isso se encaixa no meu humor ou nos meus objetivos com este vinho".

Os autores do estudo pediram mais pesquisas sobre as ligações entre o preço e o sabor do vinho.

Eles apontam que trabalhos futuros poderiam se concentrar em diferentes aspectos da degustação de vinhos, como intensidade de sabor, cor e cheiro - não apenas "agradabilidade" geral. Eles também pediram que outros replicassem seu trabalho, a fim de construir uma imagem abrangente.

Decanter

Mais de Geral