Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí tem 40 municípios aguardando decretação de emergência pela estiagem

Além dos 40 municípios sob análise, outros 11 já tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nas últimas semanas.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O Piauí tem atualmente pelo menos 40 municípios que aguardam reconhecimento de situação de emergência devido à estiagem. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (12) pelo secretário estadual de Defesa Civil, José Augusto Nunes. 

Além dos 40 municípios sob análise, outros 11 já tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nas últimas semanas. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

De acordo com o secretário, os municípios que ingressaram com os pedidos sofrem principalmente com dificuldades para garantir o abastecimento de água para a população. 

“Esses 11 municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal, há deles que enfrentam uma crise hídrica, e há outros que estamos analisando para ver a extensão dessa crise. A Defesa Civil estadual vem fazendo um trabalho para socorrer esses municípios. Já solicitamos informações à Agespisa e outros parceiros para saber a situação de oferta de água para a população desses municípios”, destacou o secretário. 

Ainda de acordo com o secretário, após a análise em nível estadual os dados são alimentados em um sistema nacional para serem analisados pelos técnicos do Governo Federal. 

Após o reconhecimento de emergência, os municípios podem ter acesso a uma série de benefícios. 

“Quando há um reconhecimento por parte do Governo Federal, os municípios que estão nessa situação de emergência têm prioridade na análise dos seus pleitos, seja ele qual for. Também, os bancos podem antecipar o pagamento de pensões, aposentadorias, benefícios sociais. Tudo isso faz parte de um conjunto para atenuar o sofrimento e a dor daquela população”, explicou  o secretário José Augusto Nunes, que ainda destacou que, por causa do período eleitoral, todas as ações são comunicadas e contam com o aval de órgãos como o Ministério Público. 

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres ainda estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Municípios que já tiveram situação de emergência reconhecida: 

  • Betânia do Piauí
  •  Campo Alegre do Fidalgo
  •  Coronel José Dias
  •  Curral Novo do Piauí
  •  Dirceu Arcoverde
  •  Dom Inocêncio
  • Jacobina do Piauí
  •  Paulistana
  •  São Francisco de Assis do Piauí
  •  Vera Mendes 
  •  Vila Nova do Piauí

Cidadeverde.com

Mais de Cidades