Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Enem: após adiamento, MEC decide prorrogar prazo de inscrições para prova

Reprodução

 Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O titular da pasta, Abraham Weintraub, fez o anúncio nesta sexta-feira (22/05), em seu perfil do Twitter.

De acordo com o ministro, estudantes poderão se inscrever para o teste até quarta-feira (27/05), às 23h59. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até quinta (28/05).

“Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep)”, escreveu Weintraub.

Inicialmente, o prazo de inscrição terminaria nesta sexta, às 23h59. Mais de 5 milhões de candidatos já haviam se inscrito para a prova: 4.926.368 na versão impressa e 101.100, na digital, segundo levantamento de quinta (21/05).

Adiamento
Após pressão do Congresso Nacional, o MEC decidiu adiar o Enem 2020 em 30 a 60 dias em relação ao que era inicialmente previsto. O anúncio ocorreu na última quarta (20/05), um dia após o Senado Federal aprovar o adiamento do exame para depois da conclusão do ano letivo, por 75 votos a 1.

Segundo o cronograma inicial, a avaliação ocorreria em 1º e 8 de novembro, a versão presencial; e 22 e 29 de novembro, para as provas digitais. Em nota oficial, o Inep afirmou que estava “atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus”.

“As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante”, informou.

 

Metrópoles

 

Emanuel Vital

Mais de