Curta a nossa página
08/07 17h39 2020 Você está aqui: Home / Notícia Emanuel Vital Imprimir postagem

MEC anuncia que Enem será realizado em 17 e 24 de janeiro

A espera pela nova data do Enem 2020 acabou nesta quarta-feira (8/7). O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as provas do exame serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, com “reaplicação” em 24 e 25 de fevereiro.

A previsão é de que resultados sejam divulgados em 29 de março. A edição do Enem digital fica para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

De acordo com o secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, foram muitas reuniões para chegar no resultado. “Semana passada realizamos os diálogos com as secretarias estaduais, conversamos com as entidades representativas. Essa decisão não é perfeita para todos, tentamos buscar uma solução técnica”, afirmou Vogel.

“Se ficasse para maio, perderia o semestre” disse o secretário-executivo do MEC. “O problema é que cada secretaria tem a sua própria realidade, cada uma está tentando entregar cada resultado possível. Sabemos da realidade”, prosseguiu Vogel ao ser indagado sobre as retomadas das aulas nos estados e no DF.

Vogel afirmou que, face a uma elevação estimada do custo da prova por conta das medidas sanitárias que precisarão ser tomadas para garantir a segurança dos 5,7 milhões de inscritos, o MEC pediu suplementação orçamentária ao Ministério da Economia.

Enquete

Estudantes de todo o Brasil puderam participar, durante os dias 20 e 30 de junho, de uma enquete promovida pelo MEC sobre o adiamento do Enem. Os inscritos optaram por fazer o teste em maio de 2021. A adesão à enquete, contudo, foi pequena: apenas 19% dos candidatos votaram. Cerca de 50% dos inscritos optaram pelas datas de 2 e 9 de maio do ano que vem. Apesar disso, a votação não garante a data de realização do exame. Segundo o Inep, as datas eram apenas uma consulta dos interesses dos alunos.

“A enquete não seria o único parâmetro. Foi muito importante ouvir os secretários e as instituições de ensino superior. A enquete diz que mais da metade dos alunos falaram em dezembro e janeiro”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, na coletiva desta quarta-feira.

Adiamento do Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mede o desempenho dos alunos de graduação e estava marcado para novembro, não ocorrerá em 2020. O MEC e o Inep já decidiram que os testes só ocorrerão em 2021. Questões relacionadas à conclusão do segundo semestre nas instituições de ensino superior embasaram a decisão.

 

Fonte: Metrópoles


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas