29/09 09h03 2016 Você está aqui: Home / Educa Semiarido Educa Semiarido Imprimir postagem

Escolas Famílias agrícolas se destacam no 34º Congresso de Lavradores e Jovens da Roça

Você está aqui: Home / Educa Semiarido - com Educa Semiarido

Saindo do papel à realidade, depois de três dias de discussões e debates sobre um tema tão bem escolhido para o congresso de jovens e lavradores da roça, que foi: PACTO PELA VIDA, estamos agora, todos nós que tivemos o prazer de participar desse tão importante evento, cheios de idealizações e com certeza com mais conhecimento, a concretizar.
 

 

Durante o evento, houve vários assuntos e ações desenvolvidas, que nos convidam e motivam a olhar também para o lado e conseguir identificar o que temos de deficiência e de riqueza, como por exemplo, as nossas boas terras que nos ofertam oportunidades, e que no entanto não sabemos aproveitar, ou na maioria das vezes contrário a isso são aproveitadas de maneira errada com  o agronegócio crescendo e a agricultura familiar cada vez mais defasada.
 

 

Destacamos aqui como inovação neste ano, a feira agropecuária, onde se pôde demonstrar e comercializar os produtos oriundos das Escolas-Família-Agrícola D. Edilberto Dinkelborg, produzidos portanto, com o aprendizado dos alunos e alunas que estudam nessas escolas. 
 

 

 

 

 

 

Também para comemorar o nosso evento foi realizado um show com o cantor e compositor Deusamar Santos do Estado do Maranhão que tem como linha de trabalho a preservação e defesa do meio ambiente.
Dentro do Congresso também foram realizadas oficinas como: O uso da Energia Solar na produção agropecuária, Inseticidas Naturais, Quintal Ecológico, Cultivo do Alho livre de vírus e Aproveitamento de alimentos.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante o congresso foram distribuídos, dentro do Projeto de Resgate da Galinha Canela Preta executado pelo CEFAS, 70 pintos dessa raça para as Escolas-Família-Agrícola a fim das mesmas ajudarem na preservação e difusão para as comunidades dos alunos que lá estudam.
 

 

 

 

 

Outra atividade realizada foi a entrega de 08 Bibliotecas em parceria com a EMBRAPA que irá proporcionar um melhor aprendizado tanto para jovens alunos(as) e agricultores(as) familiares, haja vista que além das EFADEs o CEFAS também foi contemplado.
 

 

 


No final do congresso foi realizado um grande sorteio com ferramentas de trabalho para o público participativo, como: enxada, facão, foice, vestimentas, sementes.....

 

 

Redação|CEFAS


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados