Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Cinco cidades do Piauí vão ganhar novos batalhões do Corpo de Bombeiros

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias autorizou, na sexta-feira (1°), a criação novas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros para cinco cidades do Piauí. O plano prevê a implantação de batalhões nos municípios de Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Esperantina. Com esta expansão, a corporação dobra o número de unidades operacionais.

Segundo informações repassadas pelo governo do estado, o critério para a escolha dos municípios levou em conta o histórico de focos de incêndio e a densidade populacional.  As unidades também vão atender os municípios menores nas respectivas regiões. 
Atualmente, o Corpo de Bombeiros atua de forma fixa nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimateia Rêgo de Araújo, destacou que, com a expansão dos batalhões, o efetivo estará mais presente.

 “Vamos equipar essa unidades com viaturas de combate ao incêndio, veículos de resgate e administrativos. Desta forma, vamos aumentar a presença nessas regiões e a resposta aos incêndios e à população será bem mais satisfatória”, avalia.

O governador solicitou ao comandante, orçamento dos equipamentos, definições quanto ao terreno e projeto para construção da estrutura física, além da previsão de pessoal para compor o efetivo. De acordo com Wellington Dias, o objetivo é garantir a proteção das pessoas, do patrimônio e das áreas ambientais.
 
“Serão cinco novas regiões atendidas com a estrutura física e equipamentos, garantindo novos serviços à população”, disse.

Plano Emergencial

No último mês, o sul do Piauí sofreu com diversos focos de incêndios e uma operação especial foi montada para contê-los. Após o início dos focos no último mês, as chamas ainda persistem nas cidades de Curimatá e São Braz.

 “Estamos atuando nessa região em ação conjunta com a Semar (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com os brigadistas do ICMBio e do Prev Incêndios. Conseguimos controlar os focos em várias regiões, mas ainda persistem em Curimatá e São Braz. Mas estamos monitorando”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rego.

O militar explicou que a maior parte dos focos de incêndio é acidental, provocados por pessoas que fazem queimadas para agricultura e acabam perdendo o controle. Destacou ainda que as principais dificuldades encontradas pelo Corpo de Bombeiros são relevo da região e às grandes proporções que as queimadas tomam. 

“Às vezes, a viatura não consegue chegar ao local do foco e tem que ser no corpo a corpo. Nessas operações, também contamos com o apoio de brigadas do Ceará e da Bahia”, explicou.


*Com informações do governo do estado

Emanuel Vital

Mais de Geral