Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Esposa de Luis Carlos Prestes lança livro no Campus da Uespi em Oeiras

Maria Prestes lança livro no Campus da Uespi em Oeiras

 Maria Prestes lança livro no Campus da Uespi em Oeiras

Esteve em Oeiras nesta segunda feira, 09, Dona Maria do Carmo Ribeiro Prestes, esposa do militar Luis Carlos Prestes. A visita acontece trinta anos da ultima passagem de Luis Carlos Prestes a cidade de Oeiras.

Maria Prestes apresentou no Campus Professor Possidônio Queiroz documentário sobre sua vivencia com o ‘cavaleiro da esperança’ e lançou o seu livro “Meu companheiro: 40 anos ao lado de Carlos Prestes”.

O livro é um resgate não apenas da trajetória política, mas principalmente da face humana do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes, a viúva do Cavaleiro da Esperança, Maria Prestes, expressa sentidos, sentimentos e experiências de vida na obra de seu companheiro.

Na ocasião, a presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Cassí Neiva, externou sua admiração pela história de vida de Maria Prestes  fazendo citação de estrofes da Canção “Maria, Maria” de autoria de Milton Nascimento. Ainda em seu pronunciamento Cassí fez leitura de trechos do discurso proferido por Possidônio Queiroz em 1987, durante visita de Carlos Prestes a Oeiras.

Participaram do evento, professores, acadêmicos, representantes de instituições educacionais e culturais.

Maria Prestes

Filha de um militante comunista, a pernambucana Maria Prestes cresceu participando de atividades ao lado do pai. Aos 10 anos, já trabalhava em solidariedade às famílias de presos políticos, distribuía material em porta de fábrica, participava de passeatas e atividades como na luta contra a carestia e na campanha “O Petróleo é nosso”. Em 1947, com a cassação do registro do Partido Comunista, recebeu a tarefa de oferecer a segurança de Prestes.

Ao longo do livro, Maria Prestes revela os detalhes de um período tenebroso da história do Brasil, da missão que o destino lhe ofereceu e da vida de uma família marcada pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela força de sobreviver a tudo isso.

 

Redação|Folhadeoeiras
 

Emanuel Vital

Mais de Cultura