Curta a nossa página
13/04 06h43 2017 Você está aqui: Home / Reportagem Especial Emanuel Vital Imprimir postagem

Homens iluminam ruas na procissão do fogaréu em Oeiras

Centenas de homens participaram da Procissão do Fogaréu na noite desta quinta-feira (13) na cidade de Oeiras. O ato litúrgico reúne fiéis de diversas cidades piauienses e até de outros estados. O evento faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do Piauí.

 

A Procissão do Fogaréu, realizada em poucas cidades do Brasil, é formada apenas por homens, que representam os soldados romanos em busca de Jesus. Durante o ato, os fiéis saem em cortejo levando tochas acesas, após a iluminação pública da cidade ser desligada.  Enquanto as mulheres, que não podem participar, acompanham tudo da igreja da cidade, das calçadas e janelas. As mais idosas ficam rezando dentro de casa.

 

O Fogaréu sai da Catedral de Nossa Senhora da Vitória com os homens cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Na volta, no adro da igreja, os romeiros assistem ao sermão que este ano foi proferido pelo padre Juarez.

 

Redação|Folhadeoeiras

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas