Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Alunos do CETI Pedro Sá exploram Serra da Capivara

 

No último sábado (13) os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, trocaram as explicações da sala de aula pelas explorações arqueológicas na Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato-PI. A aula passeio fez parte do projeto "Conhecer e Viver I", ação do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI.

Acompanahdos dos professores, os 57 alunos viajaram até o município para conhecer a história do Museu do Homem Americano, realizaram trilhas pelos sítios arqueológicos e descobriram a fauna e flora da região. Realizado pela escola desde 2009, os alunos do 1º ano do ensino médio participam anualmente do projeto com aulas de campo trabalhando conteúdos multidisciplinares envolvendo matérias de arte, historia, geografia, português, dentre outras.

Segundo uma das coordenadoras do projeto Conhecer e Viver na escola, Francisca Costa, a aula passeio é uma oportunidade para os alunos ampliarem o conhecimento além da sala de aula. "Ao chegarem aos sítios arqueológicos os alunos aperfeiçoam o conhecimento apreendido durante as teorias em sala de aula. Eles ficam encantados ao conhecer a historia, a fauna e flora, anotam tudo para expor depois", disse.

 Antes de explorarem a Serra da Capivara, os alunos recebem aulas expositivas sobre a pré-história, a história do homem americano e a importância dos sítios arqueológicos do Piauí para o mundo. Após a fase teórica, os alunos colocaram em prática todo o conhecimento apreendido durante a exploração.

Na culminância do projeto os alunos são estimulados a produzirem exposições com fotografias, documentários e textos complementando o conteúdo da sala de aula com as vivências apreendidas durante a visita ao parque.

 

Por: Willame Lucas

Emanuel Vital

Mais de Educação