Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Hospital de Oeiras realiza mutirão de cirurgias de varizes

 

O primeiro mutirão de cirurgias de varizes está previsto para acontecer no dia 19 de agosto, no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. O procedimento será realizado em 100 pacientes moradores dos 17 municípios do Território Vale do Canindé.

A técnica que será utilizada para as intervenções cirúrgicas consiste na aplicação de espuma formada a partir do contado do líquido polidocanol com o ar “que aplicado de forma correta dentro do vaso sanguíneo promove o fechamento, diminuição e desaparecimento do vaso”, explica o médico Lázaro Laignier.

Utilizada no Brasil há cinco anos, em 2017 essa técnica passou a ser mais difundida tanto na rede particular como na rede pública de saúde. O tratamento é feito por um angiologista e um cirurgião vascular, com os mesmos resultados da cirurgia convencional, mas com algumas vantagens como não ser necessário grandes estruturas pra fazer o tratamento.

Outra vantagem que a técnica inovadora apresenta é que não precisa internar o paciente, “isso diminui muito os custos para o serviço público, porque não precisa contratar um anestesista, não ocupa leito hospitalar e promove uma volta rápida do paciente para o mercado de trabalho, desonerando o serviço de INSS e reduzindo os prejuízos do serviço particular porque o paciente vai ter um afastamento muito curto do trabalho”, disse Laignier.

“Os resultados são animadores, porque a gente consegue atingir com o tratamento de espuma, todas as faixas etárias, com alto índice de satisfação, atingindo o objetivo final do paciente, melhora da dor, do peso, do cansaço, diminuição da incidência de trombose”, disse o médico.

Para ter acesso às cirurgias de varizes, os interessados devem se dirigir ao hospital à partir desta quarta-feira (9) até o dia 14 (segunda-feira) no setor de marcação de consultas, das 7:30 às 17h e fazer o agendamento para triagem.

Avanços no atendimento à população

O mutirão faz parte das atividades mensais programadas pelo hospital que no mês de julho realizou mutirão com 360 consultas ortopédicas em três dias, atendendo adultos e crianças, e ainda seis procedimentos cirúrgicos. 

A oferta de mais procedimentos eletivos foi possível com a mudança de perfil do Hospital, o que fortaleceu a resolutividade na assistência ao paciente. “Com a saída da urgência para a UPA (Unidade de Procedimento Atendimento), o hospital está fazendo mais cirurgias eletivas, além de ofertar algumas especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, infectologia, oftalmologia, com 80 consultas por mês. São áreas específicas que o Hospital está conseguindo avançar”, disse Alípio Sady, diretor geral do Hospital Regional Deolindo Couto, onde serão realizadas as cirurgias.

Outro importante avanço foi a reforma interna do setor de nutrição e a abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atende não só os pacientes de Oeiras, mas de toda região, evitando as transferências para Teresina.

 

ASCOM

Emanuel Vital e Maria Clara

Mais de Saúde