Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

TRE-PI cassa chapa política e 6 vereadores perderão suas cadeiras em Valença do Piauí

 Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho (Foto: André Luis/OitoMeia)

  Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho (Foto: André Luis/OitoMeia)

O voto do desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Joaquim Santana, tirou o sorriso de muitos políticos do município de Valença do Piauí, nesta terça-feira (12/09). É que sua decisão acarretou na cassação de uma chapa com 29 candidatos a vereadores, e deste total, seis eleitos em pleno exercício na Câmara Municipal.

Com quase um ano após as eleições municipais, foram comprovadas candidaturas fraudulentas de cinco mulheres que se candidataram com o intuito de preencher o número exigido pela legislação eleitoral.

“Foi constatado que cinco mulheres serviram de ‘laranjas’, configurando fraude, só para completar a cota exigida pelo TRE. Uma delas sequer esteve no dia da votação no município e nem realizaram campanha”, informou ao OitoMeia a assessoria do Tribunal Regional.

O julgamento já havia sido empatado pelo pleno do TRE-PI há sete dias mas nesta semana, Joaquim Santana decidiu por bem cassá-los, provocando o desempate na votação que estava 3 a 3.

De acordo com o TRE-PI, mais da metade dos vereadores eleitos em Valença perderam suas vagas, fato este que irá beneficiar outros partidos seguindo a lógica dos mais votados.

Emanuel Vital

Mais de Política