Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Carnaúba é escolhida como árvore símbolo do Piauí

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgaram nesta segunda-feira o resultado da enquete que escolheu a Árvore Símbolo do Estado do Piauí. A preferida foi a Carnaúba com 49,1%, seguida do Ipê Amarelo com 37,4%; Bacuri 10.4% e Jatobá 3,1%. A escolha será confirmada através de decreto.

Na próxima quinta-feira (21), Dia da Árvore, haverá solenidade para instituir a Carnaúba como a árvore símbolo do Estado. A árvore símbolo chega a 15 metros de altura e o Estado é o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da produção.

As árvores selecionadas para a votação foram escolhidas por uma comissão, formada por professores do curso de biologia Uespi e representantes da Semar. A seleção levou em consideração a presença da vegetação no estado e o uso pela população.

"Fizemos uma pesquisa bibliográfica, que selecionou as espécies com maior potencial para ser uma árvore símbolo, uso delas pela população do Piauí e pela estética da vegetação. Acredito essa votação é uma forma de tornar aquela árvore a história da região, que ela seja mais conhecida, sem falar na importância da preservação", destacou a presidente da comissão, professora doutora Roselis Machado.

Emanuel Vital

Mais de Cidades