Curta a nossa página
25/04 16h56 2015 Você está aqui: Home / Charges Emanuel Vital Imprimir postagem

No Piauí,66% dos Conselheiros do TCE são ex-políticos; número pode crescer

Dos atuais 6 conselheiros que compõem a Corte de Contas do Piauí, 4 são ex-deputados (ex-deputada Lilian Martins, ex-deputado Luciano Nunes, ex-deputado Kenney Barros e ex-deputado Olavo Rebelo. Caso mais um deputado seja eleito em 2015, o Piauí será campeão nacional de ex-deputados nos TCEs, com 78% de sua corte como ex-deputados.

 

Analise da ONG Transparência Brasil (abril 2014) constata que, de cada dez conselheiros, seis são ex-políticos (60%) e dois enfrentam processos na Justiça ou nos próprios órgãos.

 

O Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Conta do Brasil, Arauri Perusso, defende que os conselheiros e ministros que respondem a processos na Justiça devem ser imediatamente afastados dos tribunais de contas, mesmos se ainda não tiverem sidos condenados. “Essas pessoas não têm conduta ilibada para julgar contas”, afirmou Perusso.

 

Se a medida fosse atendida, pelo menos 20% (ou 47) dos 238 conselheiros de TCs do país seriam afastados. Esse é o número de conselheiros com pendências na Justiça, segundo levantamento da ONG Transparência Brasil, de abril 2014.

 

Fonte: ASCOM


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas