Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeirense com Doutorado na UFPI ganha prêmio nacional e dedica estudos a Deus

Roosevelt Delano de Sousa Bezerra, 28 anos, Foto: UFPI

 Roosevelt Delano de Sousa Bezerra, 28 anos, Foto: UFPI

A Tese de Doutorado do piauiense Roosevelt Delano de Sousa Bezerra, 28 anos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi uma das vencedoras do Prêmio Capes de Tese 2017, tendo sido outorgada

com a Menção Honrosa. O trabalho foi considerado como a segunda melhor tese da área de Biotecnologia do Brasil defendida em 2016.

A tese “Biopolímeros derivados da celulose para a aplicação na adsorção/dessorção do fármaco amitriptilina em meio aquoso” foi apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPI e teve como orientador o professor Edson Cavalcanti da Silva Filho.

Na sua dedicatória, Roosevelt Delano escreveu: “A DEUS, por nunca ter desistido de mim, a JESUS, pelo sacrifício único na cruz, e ao ESPÍRITO SANTO, pelo seu companheirismo diário”.

No final dos seus agradecimentos, fez referência a uma sábia citação bíblica: “Em tempos de paz e alegria, sê feliz e aproveita-os bem; quando os maus dias chegarem reflete: DEUS fez tanto um quanto o

outro, a fim de que o ser humano não tenha poder de desvendar seu futuro.” (Eclesiastes Capítulo 7 Versículo 14)

Roosevelt Delano é de Oeiras (PI) e entrou no Doutorado em 2013, aos 24 anos. Ele é Bacharel em Química pela UFPI (2010), Mestre em Química (2012) também pela UFPI e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Teresina – desde 2011.

O resultado do Prêmio Capes de Tese 2017 foi divulgado nesta terça-feira (10), e a cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 7 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Os premiados receberão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses. Os orientadores serão contemplados com um auxílio para participação em congresso nacional, no valor de R$ 3 mil. O Prêmio Capes também outorga uma distinção ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese. Além disso, os autores e um dos seus respectivos orientadores das teses premiadas receberão passagem aérea e diária para que compareçam à cerimônia de premiação.

 

UFPI

Emanuel Vital

Mais de Oeiras