Curta a nossa página
15/10 11h51 2017 Você está aqui: Home / Saúde Emanuel Vital Imprimir postagem

Saúde faz mapeamento dos casos de Zika vírus em Oeiras

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do curso de Geografia, está realizando um mapeamento geoespacial de doenças transmitidas por insetos com enfoque no Zika vírus e Dengue, nos municípios do Território de desenvolvimento do Vale do Canindé.

Em Oeiras, atividade foi desempenhada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por intermédio dos agentes de combate a endemias, que entre os dias 09 e 10 deste mês, catalogaram no município 11 endereços com registro de casos de Zika Vírus e dois de microcefalia, notificados entre os anos 2016/2017.

Segundo Emanuel Lindemberg, coordenador do projeto, “o objetivo deste trabalho é realizar um estudo geoespacial e ecoepidemiológico da ocorrência de arboviroses no estado do Piauí, na perspectiva de modelar em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG) os setores territoriais que apresentam as maiores incidências no número de vetores, na frequência de focos e nos casos de dengue e Zika vírus no período de 2012 a 2016, com dados atualizados de 2017, tendo como recorte espacial os municípios piauienses”, explica.

“A pesquisa em andamento visa o desencadeamento de ações mais efetivas, orientadas e necessárias de investigação epidemiológica, de controle vetorial de forma oportuna, pautada no gerenciamento integrado da avaliação geoespacial da ocorrência de arboviroses, no intuito de promover a geração e o compartilhamento de dados/informações/conhecimento de atenção à saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Estado do Piauí”, informa o técnico em vigilância ambiental em saúde, Antônio Santos.

 

Maisoeiras


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas