Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em dois dias de Carnaval, PRF registra 22 acidentes nas estradas do Piauí

 

O feriado do Carnaval tem sido sinônimo de animação para muitos, mas de preocupação para a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), que já registrou 22 acidentes em apenas dois dias. As informações constam no balanço parcial da Operação Carnaval 2018, divulgado nesta segunda-feira (12).

As 22 ocorrências contabilizadas deixaram oito pessoas gravemente feridas e fizeram pelo menos seis vítimas fatais. Um dos acidentes mais graves aconteceu nas primeiras horas da manhã deste domingo (11) na BR-316, altura de Picos. Um veículo modelo Toyota Corolla se chocou de frente com um outro veículo, modelo Fiat Pálio, que seguia para Juazeiro do Norte, no Ceará. Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas. Entre as vítimas, estavam pai e filho.

Para conscientizar os motoristas sobre os riscos dos excessos cometidos nas estradas, a PRF está realizando blitz educativas. O objetivo principal, segundo o inspetor Barros Filho, é reduzir o número de acidentes e mortos nas rodovias federais. As ações fazem parte da Operação Carnaval. "Em uma única panfletagem, nós atingimos 322 veículos e mais de mil pessoas. A ênfase é na violência do trânsito brasileiro, principalmente nas estatísticas de vítimas fatais e feridos", explica.

A PRF também restringiu o tráfego de veículos bitrem e veículos de carga pesada nas estradas para poder dar mais fluidez ao trânsito de veículos menores, como carros e motocicletas. Na terça (13) e na quarta-feira (14), os veículos de grande porte só poderão circular das 16h às 22h e nem das 06h até o meio dia.

Os números corroboram a necessidade de cuidados

Toda a ação preventiva da PRF tem fundamentação nos números. O Brasil é quinto país com o trânsito mais violento do mundo, contabilizando dados mais preocupantes que países que atualmente passam por guerras civis como Síria e Iraque. São cerca de 45 mil mortes por anos em decorrência da imprudências de motoristas, segundo o sistema da PRF. Diante dos números, a ONU declarou que os anos de 2011 a 2020 a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo é reduzir pela metade as mortes e acidentes até 2020.

 

Com informações da PRF-PI

Emanuel Vital

Mais de Geral