Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Obra de mais de R$ 1 milhão segue inacabada mesmo tendo sido inaugurada em Oeiras

Mesmo sem ter sido totalmente concluída a obra foi ???inaugurada??? pelo governo do estado no dia 30 março de 2014.

Monumento 24 de Janeiro em Oeiras

 Monumento 24 de Janeiro em Oeiras

Considerada uma das obras mais importantes do governo Wilson Martins em Oeiras, o monumento 24 de Janeiro e o memorial em homenagem ao Brigadeiro Manoel de Sousa Martins continua como mais uma obra inacabada. Mesmo sem ter sido totalmente concluída a obra foi “inaugurada” pelo então governador Wilson Martins no dia 30 março de 2014.

 

De acordo com o projeto, o memorial possuiria além do monumento em homenagem ao Visconde da Parnaíba, uma praça e um obelisco de 22 metros, estacionamento, acessos adaptados para pessoas com deficiência, museu subterrâneo e parte administrativa.

 

No museu do memorial 24 de Janeiro estariam organizados vários documentos relacionados à história da independência do Piauí.

 

 

Maquete do memorial 24 de janeiro em Oeiras quando estivesse com todas as obras concluídas

 

Há época, o então governador Wilson Martins anunciou entregar a obra em janeiro de 2014, o que não aconteceu. Em março do ano passado, 2014, a construção foi “inaugurada” sem mesmo ter sido concluída. Na ocasião aconteceu cerimônia oficial do governo do estado do Piauí com homenagens a personalidades e outorga da comenda estadual Valério Coelho Rodrigues.

 

A obra custou aos cofres do tesouro estadual investimentos de R$ 1.184.272,16 (Um milhão cento e oitenta e quatro mil duzentos e setenta e dois reais e dezesseis centavos).

 

 

 Placa do governo do estado anuncia construção do monumento 24 de janeiro em 180 dias

 

Em 2013, ano do inicio da obra, as placas anunciam execução e conclusão das edificações em 180 dias (cento e oitenta dias). Era o governo Wilson Martins (PSB) que entregou para o seu vice Zé Filho (PMDB) que governou o Piauí durante oito meses e também não concluiu o monumento. O tempo passou e chegou agosto de 2015, no mandado do terceiro governador durante este período, Wellington Dias (PT), a obra segue inacabada a espera de mais verbas para sua conclusão mesmo já tendo sido “inaugurada”.

 

 

 

 

Wilson Martins assina livro tombo e entrega medalhas a personalidades no dia da "inauguração"

 

Tendo custando tantos recursos, o monumento que também seria mais um ponto turístico de Oeiras e do Piauí continua como há época da sua “inauguração”, inacabado. Atualmente até a estátua feita em gesso do Visconde da Parnaíba figura central da obra está em parte destruída.

 

Em algumas partes da obra os serviços de revestimento poliédrico não foram concluídos. Em outras, o que se observa é a falta de acabamento onde provavelmente funcionará a parte administrativa do espaço.

 

 

 

 

Sequência de fotos mostra a situação atual do monumento 24 de Janeiro

 

Fazendo uma comparação entre a imagem da maquete do inicio da matéria e obra atual pode se concluir que ainda falta muito para a obra ficar como a planejada. Além das estrutura fisica, o projeto contempla ainda uma área verde na paste posterior da construção, o que não se observa atualmente.

 

Tirando a festa de “inauguração do inacabado”, quem passa em Oeiras pela BR 230 (Transamazônica) vê na construção uma mostra do desperdício do dinheiro público em uma obra que até o momento em nada contribuiu com a cultura local.

 

 

Estátua em gesso do Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, Visconde da Parnaíba.

 

Redação

 

 

 

 

 

Emanuel Vital

Mais de Oeiras