Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí tem o 2º menor índice de trabalhadores com carteira assinada

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nessa sexta-feira (22), apontam que o Piauí é o estado com Piauí é o estado com o segundo pior indicador de formalização de emprego com carteira assinada no Brasil. 

No 4º quadrimestre de 2018, apenas 52,2% dos trabalhadores tinham seu emprego formalizado, quando a média no Brasil era de 74%. Nesse quesito, o Piauí está à frente apenas do estado do Maranhão, que registrou apenas 50,6% de trabalhadores com carteira assinada. Santa Catarina foi o estado com o maior indicador, com 86,8% de formalização.

Apesar do índice de trabalhadores formalizados menor do que a média nacional, no 4º trimestre de 2018 o Piauí registrou crescimento do emprego no setor privado. O aumento foi de 2,5% entre as contratações com carteira assinada e 10,9% entre as sem carteira assinada. Em termos quantitativos, o aumento do emprego no setor privado representou que 28 mil pessoas encontraram ocupação naquele período.

Desemprego 

A taxa de desemprego permaneceu estável no Piauí em relação ao trimestre anterior, ficando em 12,3%. O índice é maior do que a média observada para o Brasil, de 11,6%. Em termos quantitativos, havia no Piauí cerca de 176 mil pessoas desocupadas. Nesse quadro, o estado aparece com a  13 a. maior taxa de desocupação do país.

 

O dia

Emanuel Vital

Mais de Economia