Curta a nossa página
15/05 21h10 2019 Você está aqui: Home / Oeiras Emanuel Vital Imprimir postagem

Protesto de estudantes e professores marca Greve geral da educação em Oeiras

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, em Oeiras, um protesto no dia em que se realizou em todo o país a paralização no dia de Greve Geral em defesa da educação.

As manifestações são contrárias ao bloqueio de recursos de cerca de 30% do orçamento de despesas para custeio das universidades e institutos federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), e também contra a PEC da Previdência.

Em Oeiras, o ato aconteceu sob chuva forte que caiu desde as primeiras horas da manhã.  Professores e comunidade acadêmica do IFPI, estudantes e educadores de escolas públicas da rede estadual, membros do SINTE-Oeiras e acadêmicos da UESPI protestaram por diversas ruas, até o centro da cidade.

O ato teve inicio na Avenida Transamazônica, BR-230, no obelisco ao 24 de janeiro. Em seguida, os manifestantes que em sua grande maioria vestiam roupa preta seguiram em caminhada até o centro da cidade em frente ao antigo mercado público municipal.

De acordo com o IFPI de Oeiras que está à frente do movimento, o Decreto do presidente Jair Bolsonaro gerou, para o IFPI, um bloqueio imediato de mais de R$ 18 milhões, que representa cerca de 30% do que estava previsto como orçamento anual de custeio para a instituição.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da oferta de ensino público gratuito e de qualidade e também protestar contra o desmonte da educação pública brasileira.

 

Professores também paralizaram atividades e protestaram em Campinas do Piauí

 

 

Redação|Folhadeoeiras


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas