Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Coordenadora Nacional do PROFBIO visita escolas da rede estadual em Oeiras

Foto: Emanuel Vital

 Foto: Emanuel Vital

Em visita ao estado do Piauí, a presidente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO, Profa. Masako Oya Masuda, esteve conhecendo a realidade do programa de mestrado na Universidade Estadual do Piauí – UESPI e em escolas da rede estadual que possuem  mestrandos desenvolvendo projetos de pesquisas e tornando o mestrado profissionalizante realidade.

Em Teresina a presidente do PROFBIO esteve reunida com a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para tratar das demandas do mestrado na instituição. O Comitê está fazendo uma visita em todas as universidades contempladas com o PROFBIO.

Na cidade de Oeiras, a professora Masako Masuda conheceu a realidade de duas escolas que possuem mestrandas do PROFBIO, o Centro de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá que tem como mestranda do programa a professora Francisca Moura, e a Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho que tem como mestranda a professora Danielle Savana.

Nas unidades de ensino visitadas em Oeiras, a professora Masako disse ter encontrado o que de fato faz o mestrado valer a pena. A aplicação das ações exigidas em âmbito do mestrado nas referidas unidades pelos mestrandos, bem como a excelente aceitação desses profissionais por parte da gestão escolar e comunidade estudantil.

O programa busca promover a qualificação profissional de professores de Biologia em efetivo exercício na Educação Básica, visando a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

A mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, Professora Francisca Moura, lotada no Ceti Pedro Sá em Oeiras, destacou como importantíssima a presença da coordenadora em sua escola. “Foi muito importante a visita da professora Masako Masuda por que dessa forma há uma maior aproximação entre o programa PROFBIO e o mestrando. Ao conhecer nossa realidade e contexto, o programa acaba se moldando e se adequando as nossas práticas, necessidades e metodologias. Em nossa escola foi observado que é colocado em prática o que se aprende durante as aulas de mestrado, trazendo grandes benefícios ao nosso público alvo, nossos alunos”, destacou Moura.

O PROFBIO é um programa de Pós-graduação Stricto Sensu, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia.

“Nós, como Comitê Gestor do Mestrado, consideramos muito importante esse contato com os mestrandos, que são o público-alvo. O objetivo é que possamos nos adequar cada vez melhor o nosso programa às necessidades de cada instituição. Aqui em Oeiras nós conseguimos encontrar fielmente o que se propõem com o nossa proposta”, pontua a presidente.

 

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Educação