Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em Santa Cruz do Piauí

 

Onze trabalhadores foram resgatados por uma equipe do Ministério do Trabalho- MTE em uma pedreira localizada no município de Santa Cruz do Piauí.

Segundo informações do MTE, os trabalhadores estavam vivendo em condições precárias, dormiam em redes cobertas por lonas e cozinhavam em fogareiros improvisados, além de ter que fazer suas necessidades fisiológicas na mata. Eles não tinham nenhum tipo de contrato de trabalho e não tinham nenhum direito trabalhista assegurado.

Os trabalhadores resgatados trabalhavam na extração de pedras fabricavam paralelepípedos (blocos de pedras usados em calçamento) manualmente, utilizando marretas. De acordo com informações do MTE, alguns deles estavam lá há mais de um ano. 

Um dos trabalhadores, que não teve o nome divulgado, havia sofrido um acidente na pedreira e foi internado em um hospital da região. A falta de condições de higiene agravou a situação. “O ferimento infeccionou, e ele corre até o risco de perder a perna”, contou Robson Waldeck, membro do Grupo Especial de Fiscalização Rural do Piauí.

O proprietário da pedreira, que não teve o nome divulgado, foi autuado e deve responder pelo crime de submeter alguém a trabalho em condições análogas a escravidão. A pena varia de 2 a 8 anos de prisão. 

Os trabalhadores foram resgatados e tiveram emitidas suas guias do seguro desemprego e em seguida foram encaminhados para suas cidades de origem.

 

MeioNorte.com

Mateus Vital

Mais de Geral