Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí é o 3º estado do Nordeste com maior quantidade de focos de incêndio

 

Dados coletados pelo programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Piauí é atualmente o terceiro estado do Nordeste com a maior quantidade de focos de incêndio. 

De janeiro até 18 de julho deste ano o Piauí registrou 915 focos de incêndios, ficando atrás apenas do Maranhão [2281 focos] e Bahia com 1845, primeiro e segundo lugar, respectivamente. Com chegada do período do B-R-O-Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro, as temperaturas aumentam e, consequentemente, mais queimadas serão registradas no Estado. 

O número de focos de incêndio registrados no Piauí em sete meses de 2019 é apenas 15% inferior ao total registrado em todo 2018, que foi 1084. O  aumento preocupa autoridades do Estado e o Corpo de Bombeiros  já está realizando ações de prevenção e combate a incêndios.  

A major Najra Nunes conta que parcerias com o Ministério Público Estadual, como o projeto Corta- Fogo, e Defesa Civil, estão possibilitando ações como palestras, minicursos e campanhas publicitárias para  conscientizar a população sobre o assunto. 

“O B-R-O-Bró ainda não começou, mas começamos ações com esses parceiros. Essas ações têm como objetivo evitar que o número dessas queimadas aumente e queremos conscientizar”, disse a major. A grande maioria dos incêndios é provocada pela ação do homem. 

No que diz respeito ao combate aos incêndios, o Corpo de Bombeiros do Piauí garante que a estrutura operacional está sendo reforçada para que as equipes possam trabalhar com eficácia. 

“Nós reforçamos viaturas e o número de militares disponíveis no plantão. Já temos equipes 24horas e a gente prepara mais viaturas e vamos colocar mais equipes para combater os incêndios”, garante o Corpo de Bombeiros. 

A major alerta que praticar queimada é crime ambiental que prevê prisão e multa. O artigo 250 do Código Penal classifica como crime o ato de “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”. 

 

Alguns casos são possíveis de autorização para queimadas, mas devem ser  solicitados a órgãos competentes para que analis

Ranking focos de incêndio em 2019

• Piauí - 915
• Ceará – 226
• Pernambuco- 124
• Alagoas - 67
• Sergipe - 62
• Paraíba - 60
• Rio Grande do Norte - 30
 
 
 
CidadeVerde.com

 

Emanuel Vital

Mais de Notícia