Curta a nossa página
28/08 21h14 2019 Você está aqui: Home / Notícia Emanuel Vital Imprimir postagem

Piauí irá adotar placas padrão Mercosul a partir da próxima semana

A implantação da placa padrão Mercosul em veículos todo o Piaui terá início no dia 2 de setembro deste ano, segundo o Departamento de Transito do Estado do Piaui (Detran-PI). O formato já é adotado em sete estados brasileiros: Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os estados fazerem a mudança. Com a atualização, não será mais necessário ter o brasão do município e a bandeira do estado onde o veículo foi emplacado. 

Segundo o procurador chefe do Detran-PI, Acyr Lago, o uso obrigatório será apenas para carros novos ou transferências. Veículos que usarem placas antigas terão opção de fazer a troca da placa, mas não é obrigatório.

As novas placas conterão uma tira holográfica e uma marca d'água, que servirão para dificultar falsificações e clonagens; um código QR (espécie de código de barras bidimensional), na parte dianteira e traseira terão códigos diferentes. O código permitirá o acesso rápido aos dados de origem do veículo sem necessidade de documento físico (tal qual já começa a acontecer com a CNH digital); um chip para armazenar e compartilhamento de dados entre órgãos como polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais, além de Receita Federal e receitas estaduais referentes a roubos, furtos e evasões de divisas.

De acordo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o padrão Mercosul já é utilizado em mais de dois milhões de veículos.

 

Redação|CCOM


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas