Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ciclista oeirense pedala quase 800 quilômetros para pagar promessa no Ceará

Foto: arquivo pessoal

 Foto: arquivo pessoal

O ciclista oeirense, Francisco das Chagas de Sousa, percorreu quase 800 quilômetros para pagar promessa por uma graça alcançada na saúde de sua filha.

Francisco das Chagas ou ‘resgate’ como o atleta é mais conhecido pratica ciclismo há quatro anos. Aos 33 anos, ele viajou de sua cidade natal, Oeiras a Juazeiro do Norte no estado do Ceará. O percurso de ida e volta tem 778 quilômetros e foi realizado em cinco dias e meio.

O Juazeiro, cidade destino do ‘pagador de promessas’ é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo 1,5 milhão de fiéis por ano os quais reverenciam Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero. O grande esforço era chegar ao santuário religioso e agradecer pela recuperação da saúde de sua filha Natallya que foi acometida por uma forte pneumonia e hoje está curada.

Ele contou ao folhadeoeiras que durante o longo percurso encontrou muitas dificuldades, porem, as ajudas de pessoas desconhecidas lhe chamaram atenção. O cansaço físico, em pleno sol escaldante de 40 graus e problemas com peças quebradas na bicicleta foram os maiores obstáculos durante todo o percurso.

“Parei algumas vezes com o pneu da bicicleta furado e peças quebradas. Fui ajudado por pessoas maravilhosas. Chegando ao município de Fronteiras, na divisa dos Estados do Piauí e Ceará tive problemas com o cabo de freio que quebrou. Lá, o senhor Abel me patrocinou com uma nova peça. Em Campos Sales, no Ceará, fui recebido pela Associação de bike. Fiquei hospedado em hotel, ganhei pneu e câmara de ar novo. Quando o câmbio da bike quebrou na cidade cearense de Campo Grande, eu ganhei essa peça nova”, contou.

‘Francisco Resgate’ lembra que quando havia pedalado 128 quilômetros e o pneu da bicicleta furou pela segunda vez, próximo à cidade de Campo Grande, ele pensou em desistir. “Tive que caminhar 13 quilômetros, não apareceu nenhuma ajuda, foi um momento de muita tensão, porem, resolvi continuar. Hoje eu só tenho que agradecer ao senhor Jesus Cristo por tudo de bom que tem acontecido na minha família”.  

O oeirense conta que essa é a segunda grande viagem que faz sob duas rodas. Na primeira experiência fez o trajeto Oeiras à cidade de Canindé no estado do Ceará. Ele ressalta que bom condicionamento físico e alimentação correta são essenciais para conseguir êxito em tamanho desafio.

 

Redação|Folhadeoeiras

 

Emanuel Vital

Mais de Oeiras