Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Semar recolhe animais silvestres em Oeiras

Foto: SEMAR

 Foto: SEMAR

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) realizou, na tarde desta quarta-feira (17/08), o recolhimento de dois macacos que eram criados como animais de estimação  em uma residência em Oeiras. A ação ocorreu após entrega voluntária feita pela população. A Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) também participou do ato.

Manter um animal silvestre em cativeiro sem autorização legal é crime, podendo ser punido com multa ou até prisão. Nesse sentido, a Semar orienta sobre a entrega voluntária de animais silvestres.

“As pessoas que criam esses animais em cativeiro de forma irregular podem procurar a Semar, ou agendar o recolhimento. Quem realiza a entrega voluntária não sofre nenhum tipo de responsabilidade administrativa”, esclarece a Auditora Fiscal Ambiental, Catharina Teixeira.

Os animais silvestres entregues pela população são encaminhados para o Parque Zoobotânico, onde passam por uma primeira avaliação veterinária, e ficam em quarentena por alguns dias. Após esse período, uma nova análise é realizada pelos veterinários, só então o animal pode ser mantido no parque ou reinserido na natureza. “Nesse caso inicia-se o processo de reabilitação para que esses animais possam ser reintroduzidos  ao seu habitat natura com segurança” , complementa a auditora.

 

Redação|SEMAR

Emanuel Vital

Mais de Oeiras