Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Inscrições abertas para os cursos da Cáritas Diocesana de Oeiras

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

A Cáritas Diocesana de Oeiras, através do Projeto Qualificação vem promovendo cidadania e oferecendo oportunidade na qualificação de Jovens dos setores da Diocese de Oeiras. Desde 2015, vem realizando diversos cursos na área da profissionalização e formação cidadã, orientando os jovens quanto as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho e as necessidades de buscar novas perspectivas de negócios.

Mais de mil jovens já foram capacitados pelo Projeto, que até o momento já atendeu os municípios de: Oeiras, Santa Rosa, São João da Varjota, Simplício Mendes, Colônia, Cajazeiras e Arraial. Hoje, o percentual de inserção é de 63%  dos jovens colocados no mercado de trabalho, um avanço que representa muito para as famílias dos mesmos que viviam em situações de riscos, ou vulnerabilidades e exclusões sociais.

O Projeto Qualificação: É um projeto executado pela Cáritas Diocesana de Oeiras, com o objetivo de promover condições de geração de emprego e renda através da qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e organização comunitária de jovens.

Em 2020, os cursos que serão ministrados através do Projeto são:

  • Instalação e Manutenção de Ar-condicionado;
  • Manutenção e Reparo de Celulares;
  • Decoração Para Festas e Eventos;
  • Recepcionista/Atendente;
  • Mecânica de Motocicleta.

As inscrições já estão abertas, e poderão ser feitas de 10 a 14 de fevereiro 2020, em Oeiras será realizado o curso de Recepcionista/Atendente, as inscrições podem ser feita na sede da Cáritas Diocesana, Av. Totonho Freitas, 819, Oeiras Nova, também na Secretaria Municipal da Juventude no Bairro Canela.

Em Santa Rosa será realizado o curso de Decoração para Festas e Eventos, as inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, no CRAS, na Secretaria Municipal de Educação. Em Arraial o curso será o de Manutenção e Reparo de Celulares as inscrições serão na Secretaria Paroquial e na Secretaria Municipal de Educação. Em Colônia será realizado o curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, as inscrições poderão ser feitas na Secretarial Paroquial e Casa da Assistência Social e Cidadania. Em Simplício Mendes será ofertado o curso de Recepcionista/Atendente e as inscrições poderão ser feitas no Salão Paroquial.

Uma das novidades que a Cáritas Diocesana traz esse ano, é trabalhar o Projeto de vida dos participantes, buscando entender de que forma o jovem pretende alcançar seus planos e objetivos de vida. Fazendo isso, fica mais fácil entender qual a necessidade dos jovens, dessa maneira outras possibilidades poderão ser trabalhadas no decorrer dos cursos. Discutir a necessidade, as realidades e diferentes contextos para formar um jovem profissional e cidadão.

 

Redação|Cáritas Diocesana

Emanuel Vital

Mais de Oeiras