Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Juiz nega pedido de ilegalidade de movimento grevista em Colônia do Piauí

Dr. Vicente Reis advogado do SINSECOPI

 Dr. Vicente Reis advogado do SINSECOPI

Os profissionais da educação municipal de Colônia do Piauí em greve há vários dias, reafirmam a continuidade do movimento. O SINSECOPI, cobra do poder público o reajuste de 12,84% referente ao piso nacional do magistério. A categoria cobra também o cumprimento dos percentuais garantidos pela Lei municipal de cargos e salários.

Nos últimos dias, o município de Colônia do Piauí ajuizou demanda judicial com a pretensão de declarar a ilegalidade do movimento grevista, sob a principal alegação de que o sindicato local não possui registro junto ao antigo Ministério do Trabalho, atual Delegacia Regional do Trabalho.

Segundo o advogado do SINSECOPI, Dr. Vicente Reis, ficou ratificado na decisão que negou o pedido de liminar na referida ação, proferida pelo Dr. Marcos, magistrado desta comarca, apontando que a avaliação de legalidade do movimento não possui relação com a situação do registro da entidade sindical. Destaca-se ainda que, na mesma decisão em que fora negado pleito liminar do município, o juiz determinou a notificação do SINSECOPI para apresentação de manifestação. A entidade sindical utilizará desta oportunidade para ratificar a legalidade do movimento paredista, bem como a grande dimensão dos pleitos que justificam a paralisação dos servidores.

O advogado tranquiliza a categoria com relação à possibilidade de descontos junto aos vencimentos dos servidores engajados na paralisação, considerando que os requisitos para instauração da greve foram atendidos e, de outro lado, levando-se em conta que o pleito dos mesmos é inconteste e reconhecido, inclusive, pelo próprio município, não há razão a se ventilar qualquer ato dessa natureza.

“Os servidores grevistas de Colônia do Piauí continuam firmes, principalmente diante da decisão judicial, e mesmo depois do Município entrar com o pedido de ilegalidade da greve na justiça, a categoria continua disposta ao diálogo acreditando que seria o mais viável para uma solução imediata ao problema, pois as pauta de reivindicação enviada à prefeita é facilmente possível a negociação, podendo ceder em alguns pontos desde que o município atenda e esteja disposto também a ceder”, destacou o presidente Edinaldo Damasceno.

No último domingo, 01/03, o SINSECOPI deu continuidade ao calendário de manifestações no povoado Oitis e nesta quarta-feira, 04/03, no povoado Marrecas, prestando esclarecimentos aos pais sobre os motivos que levaram a categoria deflagrar greve e pedindo o apoio dos mesmos. Já no próximo sábado, 07/03, acontece uma manifestação com panfletagem em praça pública em Colônia do Piauí.

 

ASCOM

 

Emanuel Vital

Mais de Educação