Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em tempos de coronavírus, Prefeita desconta salários de professores grevistas em Colônia do Piauí

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

A Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí ordenou descontos nos salários dos professores que estão em greve desde o dia 17 de fevereiro. Os servidores paralisaram suas atividades reivindicando o cumprimento da Lei Federal do Piso Nacional do Magistério e a Lei Municipal de Cargos e Salários da Educação que garante o piso salarial a professores de nível superior, especialistas e com mestrado, que correspondem a maioria do quadro da Secretaria Municipal de Educação.

Em 2020, o Ministério da Educação reajustou em 12,84% o salário dos profissionais da educação. A categoria afirma que a prefeita Lúcia Moura (Progressistas) propôs reajustar esse percentual apenas para uma única professora de nível médio existente no município e somente 2% em cima do piso para os demais profissionais, desrespeitando a Lei Municipal de Cargos e Salários da Educação que determina um reajuste acima do piso de no mínimo 15% para os professores de nível superior.

O Sindicato dos Servidores em Educação de Colônia do Piauí (SINSECOPI), tentou negociar com o município que ao invés de aumentar o percentual aos trabalhadores, aplicou sansões à categoria, retirando o mandato classista dos representantes à frente do referido Sindicato. Depois de várias tentativas frustradas de negociação com a prefeita, o Sindicato resolveu deflagrar greve a partir do dia 17 de fevereiro de 2020, data em que estava marcado o início do período letivo.

Segundo o sindicato, ainda foram realizadas duas tentativas por parte do município de aprovar o reajuste de apenas 2% para os professores de níveis superior e pós graduados na Câmara Municipal, mas sem sucesso. A prefeita entrou com um pedido de liminar pela ilegalidade da greve, liminar esta que foi negada pelo juiz que deu um prazo para o sindicatos apresentar provas de que o movimento é legal.

Diante da pandemia do coronavírus enfrentada pelo mundo, a prefeita Lúcia Moura decretou a suspensão das aulas até que seja seguro o retorno das mesmas. No entanto, o SINSECOPI afirma que a prefeitura de Colônia do Piauí segue na contramão da resolução e da questão entorno do coronavírus enfrentada pelo mundo inteiro, pois a gestora ordenou descontos altíssimos nos salários dos professores que estavam em greve, deixando professores e sociedade coloniense indignada com o que a associação classifica a atitude da administradora como autoritária e desumana.

De acordo com o presidente do SINSECOPI, professor Edinaldo Damasceno, o que a categoria esperava era uma resolução do problema, seja através do diálogo ou mesmo da justiça, onde a prefeita entrou com a ação, antes das aulas retornarem para não agravar ainda mais a situação da educação em Colônia do Piauí. “O mundo vive dias difíceis com a pandemia da COVID-19, as autoridades trabalham no sentido de garantir recursos para todos, mas em Colônia do Piauí, a prefeita Lúcia Moura realiza descontos nos salários de profissionais que buscam apenas a garantia da lei”, declarou.

 

ASCOM

Emanuel Vital

Mais de Cidades