Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Wellington Dias avalia que casos do coronavírus estão abaixo da realidade no Piauí

Wellington fala sobre quantidade de casos no PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

 Wellington fala sobre quantidade de casos no PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) revelou nesta quarta-feira (1º) em entrevista à TV Clube que o governo estadual tem dúvida sobre a verdadeira quantidade de casos confirmados do novo coronavírus no Piauí. Ele lembrou que só são feitos exames das pessoas que entram na rede de saúde e que muitos que não procuram atendimento médico.

"Já faz alguns dias que eu vinha questionando: será mesmo que até agora nós só temos 18 confirmações no Piauí?  Por que? Porque só estamos fazendo os testes para as pessoas que entram na rede. Eu venho insistindo que nós temos uma tradição, que não é boa, das pessoas sentirem alguma febre, tosse ou alguma dor e nem sempre procuram a unidade de saúde. Normalmente até se automedicam. Nesse momento isso causa um problema adicional.", falou.

De acordo com o governador, especialistas apontam que, a exemplo do que aconteceu em outros lugares no mundo, os números confirmados até agora possivelmente são inferiores à realidade. "Eles estimam que, se o Piauí tem, por exemplo, quatro óbitos, é possível fazer uma projeção de que nós já tenhamos um número bem maior de pessoas com confirmação de coronavírus. Alguns com sintomas e outros numa situação assintomática", explicou.

Diante dessa situação, Wellington informou que o Governo do Estado vai priorizar testes e exames. Ele mencionou também que será usada tecnologia de um aplicativo desenvolvido no Nordeste onde as pessoas poderão, através do celular, acessar uma base de dados e dizer sintomas que estão sentindo e informar doenças que já possuam, como diabetes e hipertensão. Assim, segundo o Wellington, uma parcela das pessoas poderá entrar na rede de monitoramento sem precisar ir a uma unidade de saúde.

Na mesma entrevista, ele também apontou outras medidas e ideias que a gestão estadual vai adotar no enfrentamento à Covid-19 no Piauí. Até o último boletim diário divulgado no início da noite da terça-feira (31) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí tinha 18 casos confirmados do novo coronavírus e quatro mortes.

 

Políticadinâmica

Emanuel Vital

Mais de Notícia