Curta a nossa página
07/04 20h11 2020 Você está aqui: Home / Saúde Emanuel Vital Imprimir postagem

Piauí tem cinco óbitos e 31 casos confirmados de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

Subiu para cinco o número de óbitos pelo novo coronavírus no Piauí, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na noite desta terça-feira (7). Os casos confirmados também aumentaram, agora são 31. Há no estado ainda 211 casos suspeitos e já foram descartados 795.

Os novos casos confirmados são de: duas mulheres de São José do Divino, com idade de 45 e 48 anos; uma mulher de Teresina, de 31 anos; e um homem de Piracuruca, 65 anos.

Além desses casos, um homem de Teresina, de 62 anos, que confirmou positivo para Covid-19, veio a óbito nesta terça-feira (7). Com mais esse caso, agora somam cinco o número de óbitos por coronavírus no estado.

Os outros quatro óbitos confirmados, dois aconteceram na capital, sendo as duas pessoas um casal de idosos. A outras duas vítimas foram o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato de Lima Gomes, 57 anos, e o empresário Oderman Bittencourt, em Parnaíba. Todos tinham doenças ou problems de saúde associados, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

 

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:


Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte:G1

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas