Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Deputado defende que setor ótico seja incluído entre serviços essenciais no Piauí

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

A exemplo do que já ocorreu em outros lugares do Brasil, como o Distrito Federal e Alagoas, Santa Catarina e muitos outros, e como forma de garantir acesso a um serviço que é de saúde, o deputado estadual Henrique Pires (MDB), apresentou junto a Assembleia uma moção de apelo para que o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina incluam o funcionamento do setor do comércio varejista de artigos de ótica na lista dos serviços essenciais que estão autorizados a funcionar durante o período de isolamento social, imposto pelo combate a pandemia da Covid-19.

A moção de apelo do deputado já foi protocolada. Estima-se que no Brasil todo mais de 40 milhões de pessoas necessitem do uso de óculos e nem sabem ainda (dados da pesquisa ONG Renovatio). Além do acesso um serviço que garante mais saúde, especialmente neste momento em que muitas pessoas necessitam se expor ainda por mais tempo as telas de smarthphones e computadores para estudar e realizar seus trabalhos diários, o parlamentar argumenta que a própria norma da classificação nacional de atividades econômicas  coloca o setor no item 47, que compreende o comércio varejista de produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos e artigos médicos, ópticos e ortopédicos.

“Isto reforça o nosso pedido e demonstra importância de se manter este funcionamento porque temos crianças, idosos todos enfim que já possuíam esta necessidade antes dos decretos e antes da pandemia, além é claro, que agora estes problemas poderão se agravar e é necessário que as pessoas possam adquirir seus óculos”, defende o parlamentar.

 

Alepi

 

 

Emanuel Vital

Mais de Política