Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Deputada Rejane Dias quer garantir o adiamento do ENEM 2020

 

Por Rany Veloso

Por causa da pandemia do Coronavírus, a deputada federal Rejane Dias (PT/PI) é contra à manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a parlamentar, que prepara projeto de lei para garantir o adiamento, “é uma questão de justiça adiar a prova uma vez que estudantes mais pobres temem não estar preparados”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em colaboração com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), mais da metade dos alunos que estão privados de frequentar as escolas devido à Covid-19 não possui computador para acompanhar as aulas remotas e 43% não têm acesso à internet, situação que ameaça aumentar a exclusão digital.

“Na zona rural, por exemplo, o índice de pessoas sem acesso à internet é ainda maior que nas cidades. Nas periferias, a situação de vulnerabilidade e exclusão digital impede a grande maioria dos estudantes de competir em condição de igualdade com alunos da rede privada”, afirma.

Outro ponto que, para parlamentar, é importante destacar é a saúde mental dos estudantes nesse momento. “O mundo está vivendo um momento intenso de ansiedade. Estamos lidando com mortes diárias. Quantos alunos que farão o Enem perderam algum familiar vítima de coronavírus? Como estudar, se concentrar, nessas condições?”, alerta. Para a parlamentar, o Enem não pode deixar de manter o seu papel fundamental de democratização do Ensino superior. “Qualquer tentativa de mudança desse objetivo servirá para ampliar a desigualdade no Brasil”, defende.

 

MN

Emanuel Vital

Mais de Política