Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Governador anuncia prorrogação do decreto de isolamento social por mais 17 dias

Foto: Reprodução/Youtube

 Foto: Reprodução/Youtube

O governador Wellington Dias (PT) prorrogou por mais 17 dias, o decreto que estabelece o isolamento social no estado, como forma de combater a disseminação do coronavírus. A decisão tomou como base orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e foi anunciada nesta quarta-feira, dia 20, durante uma live nas redes sociais. O decreto de quarentena vence nesta quinta. O novo prazo vai até 7 de junho.

Na mesma transmissão ao vivo, Dias anunciou a elaboração de protocolos para a retomada de atividades, de acordo com as normas de saúde necessárias durante a pandemia. Uma reunião no dia 2 de junho foi marcada para anúncio dessas medidas. 

Outra reunião deverá ocorrer nos próximos dias com gestores municipais, para definição de uma nova estratégia na atenção básica de saúde. 

O governador afirmou que há a expectativa de estabilização do número de casos, com menor demanda hospitalar. Wellington Dias elogiou os esforços de todos os setores e da sociedade para que o coronavírus não avance de forma rápida e sobrecarregue o sistema de saúde. 

"Nós chegamos até aqui juntos. É como diz o ditado: nadamos, nadamos e não queremos morrer na praia. Queremos garantir que o Piauí tenha uma condição segura e responsável, e possamos enfrentar e vencer o coronavírus com menos perdas", declarou. 

Decisão pelo adiamento
O governador levou em consideração os índices de isolamento que, em média, giram em torno de 50% no Piauí, além da taxa ainda alta de transmissão do vírus e a demanda por leitos de UTI, que já se aproxima do esgotamento.

Segundo dados da prefeitura de Teresina, a ocupação dos leitos de UTI já chega a 64% na capital, entre públicos e privados. Nesta quarta, a Secretaria de Saúde informou que, durante a pandemia do coronavírus, o sistema de saúde do Piauí já atendeu mais de  80 pacientes de estados como Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Até o momento, o Piauí identificou 86 casos positivos de Covid-19 em pacientes oriundos de outros estados. 

Desde ontem e hoje, o governador mantém reuniões com a classe médica, cientistas, empresários, deputados e o Ministério Público para discutir as novas medidas. A previsão é que no final do mês e início de junho, o número de casos da covid-19 comece a se estabilizar no Piauí.

Volta das atividades
Sobre a retomada das atividades econômicas, Wellington Dias vai criar um comitê formado por gestores das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico para fechar um plano de retorno gradual das atividades econômicas.

O governador afirmou que quer contar com a participação de empresários, Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos que possam contribuir na elaboração dos protocolos. A intenção é anunciar no dia 2 de junho o pacote de medidas e quais setores vão ser abertos primeiro. 


Cidadeverde.com

Emanuel Vital

Mais de Geral