Curta a nossa página
28/06 20h40 2020 Você está aqui: Home / Notícia Emanuel Vital Imprimir postagem

Com 4 casos de Covid-19 e sem leitos de UTI, cidade no Sul do Piauí decreta lockdown

A Prefeitura de Coronel José Dias, a 518 km ao Sul de Teresina, decretou lockdown, bloqueio total, para evitar aumento de casos do novo coronavírus. A medida mais restritiva entrou em vigor desde 17h desse sábado (27) e segue até 24h de segunda-feira (29).

Durante o bloqueio total será permitido o funcionamento apenas dos postos de combustíveis e farmácias.

O município tem registrado quatro casos de Covid-19 e não conta com nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e caso tivesse necessidade, precisaria recorrer a Floriano, que fica a 305 km de distância.

"Devido ao aumento de casos confirmados de coronavírus em nosso município, nós nos reunimos com a secretária de saúde e alguns vereadores para reforçar algumas medidas para evitar a disseminação do vírus. A partir das 17h desde sábado até 24 de segunda-feira será decretado o lockdown em todo o município", declarou o prefeito Manoel Oliveira Galvão, Maninho (PSB).

O prefeito Maninho pediu que a população faça um esforço para que não haja aumento de casos no municípios e por isso fique em casa, caso seja necessário sair use a máscara.

A palavra "lockdown" significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19.

Embora não tenha uma definição única, o "lockdown" é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Se um governante impõe um "lockdown", a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas