Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras: eleições para o Conselho Tutelar ocorrem neste domingo

Podem participar da escolha dos membros do Conselho Tutelar maiores de 16 anos, portando título de eleitor.

Treze candidatas disputam vaga no Conselho Tutelar em Oeiras

 Treze candidatas disputam vaga no Conselho Tutelar em Oeiras

Serão realizadas nesse próximo domingo (04) as eleições diretas para a escolha dos conselheiros tutelares. No município de Oeiras, 13 candidatos disputam as cinco vagas disponíveis.  O processo de escolha dos membros é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização, do Ministério Público.

 

Podem participar da escolha dos membros do Conselho Tutelar as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar.

 

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Leite, esse processo democrático oportuniza à população escolher os seus representantes, que serão responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

 

 

Os Conselhos Tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São órgãos permanentes (não podem ser extintos) e com autonomia para exercer suas atividades. Atualmente, o Brasil conta com 5.956 Conselhos. 99,89% dos municípios possuem unidades em funcionamento.

 

ASCOM

 

Mais de Oeiras