Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Deputado Assis Carvalho morre aos 59 anos após sofrer infarto em Oeiras

Foto: Roberta Aline

 Foto: Roberta Aline

O deputado federal e presidente estadual do PT no Piauí, Assis Carvalho, morreu na tarde deste domingo,05, após sofrer um infarto e ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. O parlamentar tinha 59 anos e tinha problemas cardíacos. 

O parlamentar estava em sua chácara quando passou mal e teve de ser levado para a unidade de pronto atendimento. De acordo, com o informado, após sofrer cinco paradas cardíacas o deputado não resisitiu e veio a óbito.

O político foi internado no Hospital Regional Deolindo Couto, da cidade de Oeiras e seria encaminhado para Teresina através de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, mas ainda no hospital do município sofreu três paradas cardíacas e não resistiu. De acordo com informações da assessoria do deputado, ele ainda chegou a ser reanimado uma vez, mas logo em seguida a equipe médica não conseguiu sucesso no procedimento.

Em 2012, o parlamentar federal teve um princípio de infarto e em 2019 também teve complicações no coração. Assis Carvalho tem problemas cardíacos e já passou por procedimentos cirúrgicos.

Assis Carvalho iniciou suas atividades no movimento sindical. No Sindicato dos Bancários ao lado do atual governador Wellington Dias (PT) e Regina Sousa, vice-governadora, atuaram em defesa dos direitos dos trabalhadores dos bancos.

HISTÓRICO

Nascido no povoado Santo Antonio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha quase 10 anos de idade. 

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997. 

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado. 

Assis Carvalho morreu após sofrer três paradas cardíacas / Crédito: Ascom

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, junto com valorosos companheiros que hoje também são destaques: Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves, Regina Sousa. Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e sócio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina. 

Militante atuante, destacou-se nos movimentos sociais como presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, sendo referência na luta pela implementação de rádios comunitárias e no movimento sindical. Exerceu o mando de deputado estadual, secretário de Saúde, diretor do Detran-PI e presidente da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A). 

Assis Carvalho foi o deputado estadual mais votado pelo PT em 2006, com quase 34 mil votos, sendo um parlamentar influente na Assembleia Legislativa do Piauí. Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí.  Deputado federal mais votado pelo Partido dos Trabalhadores com quase 100 mil votos.

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras