Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ex-deputado estadual Juraci Leite morre aos 88 anos vítima de coronavírus

 

Nesta segunda-feira (13), morreu em Teresina de coronavírus, o ex-deputado estadual Gerardo Juraci Campelo Leite, de 87 anos. Ele estava internado no Hospital São Marcos.

De acordo com informações, internado há cerca de 12 dias, o ex-parlamentar chegou a ser entubado, mas não resistiu e veio a óbito. 

Juraci Leite era odontólogo, professor e exerceu oito madatos de deputado estadual no Piauí. A esposa do ex-parlamentar, Jandira Leite, morreu no mês passado.

Biografia

Ele assumiu pela primeira vez em 1983, sendo deputado constituinte. Em 1985 foi eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa do Piauí. Em 1993 assumiu a 1ª vice-presidência da Casa e no ano seguinte foi eleito pela quarta vez como deputado estadual. Em 1995 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí por unanimidade. Foi em sua gestão que a Assembleia Legislativa junto com a Asalpi adquiriu a casa que viria a se transformar no prédio da Escola Cidadão-Cidadã. Em 1996 assumiu o Governo do Estado durante 15 dias.

Já em 1997 foi reeleito presidente entrando para história como do cenário político nacional como o primeiro presidente de Assembleia Legislativa a conseguir a reeleição. Entre seus projetos mais conhecidos estão os da criação de seis municípios : Buriti dos Montes; Cabeceiras do Piauí; Juazeiro do Piauí; Assunção do Piauí; Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.

Em 2014 Juraci Leite deixou a vida pública e não concorreu mais a uma vaga no legislativo sendo homenageado em dezembro do mesmo ano pela Assembleia como o deputado com maior número de mandatos atuante até então. Natural de Pedro II, filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite, Juraci Leite é casado com Jandira Lopes Campelo Leite, tem quatro filhos e sete netos.

 

Viagora

Emanuel Vital

Mais de Notícia