Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

UBS fecha em Floriano após todos os funcionários contraírem o coronavírus

UBS de Floriano foi fechada após todos os funcionários contraírem o coronavírus ??? Foto: Aparecida Santana/TV Clube

 UBS de Floriano foi fechada após todos os funcionários contraírem o coronavírus ??? Foto: Aparecida Santana/TV Clube

A Unidade Básica de Saúde da Funasa, em Floriano, está fechada a partir desta sexta-feira (7) e permanecerá por 15 dias porque todos os funcionários que faziam o atendimento da atenção básica de saúde contraíram o novo coronavírus.

O atendimento a pacientes com Covid-19 ou síndromes gripais permanece acontecendo no local, em uma entrada separada. A cidade teve que decretar lockdown neste fim de semana devido ao rápido aumento de casos de coronavírus.

O sindicato dos profissionais de saúde atribui à baixa qualidade dos equipamentos de proteção individual a contaminação total dos profissionais do lugar.

"Quando foram testados, de forma surpreendente, os nove profissionais estavam contaminados e a UBS precisou ser fechada, Isso é a prova de que a baixa qualidade dos EPIs e a quantidade pouca faz com que o profissional esteja exposto a risco, isso justifica a insalubridade de 40% a todos os profissionais. Não importa se linha de frente Covid ou não. A prefeitura de Floriano não paga para a atenção básica, que fica sem a devida valorização", disse Erick Ricelly, presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Piauí.

O secretário de saúde do município, James Rodrigues, informou que a insalubridade é paga a todos os profissionais, mas os da atenção básica recebem 20% e os que estão na linha de frente do setor Covid, 40%.

"É uma acusação leviana do presidente do sindicato, em nenhum momento os EPIs deixaram de ser fornecidos, tanto que do outro lado [da UBS] há enfermeiros, técnicos e psicólogos que atendem só pacientes Covid, síndromes gripais e nenhum deles contraiu o novo coronavírus, e eles são testados toda semana. Todos recebem o mesmo EPI, que é registrado pela Anvisa", disse o secretário.

Onde buscar atendimento

Agora, a UBS da Funasa ficará fechada por 15 dias e quem era atendido no local pode buscar atendimento na UBS do bairro Manguinha, ao lado da escola José Franciso Dutra. Para quem está em busca de vacinas, apenas a partir da terça-feira (11) estará disponível uma sala na própria UBS da Funasa.

 

G1|Piauí

Emanuel Vital

Mais de Cidades