Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras possui a terceira maior taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Piauí

Foto: Governo do Piauí

 Foto: Governo do Piauí

A nova pesquisa sorológica sobre a Covid-19 do Governo do Piauí confirma que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus no Piauí se manteve estável com a reabertura dos setores da economia no mês de agosto. A taxa de transmissibilidade entre os dias 04 e 08 de agosto ficou em 0,74; o mesmo índice registrado entre os dias 15 e 18 de julho.

Entre os municípios do Piauí com maior índice de contágio da doença, Oeiras aparece em terceiro lugar segundo a análise.

De acordo com o novo relatório, "cada 100 infectados repassava o vírus para outras 74 pessoas. O índice é o menor já registrado no Piauí".  A pesquisa realizada em agosto foi encomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ao Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem).  

O Governo do Piauí destaca que "desde o último inquérito soroepidemiológico, realizado entre os dias 15 e 18 de julho, no qual apresentou redução de 0,87 para 0,74; a taxa permaneceu no mesmo patamar, mesmo com a flexibilização das atividades econômicas, o que mostra que o Piauí teve sucesso na reabertura". 

Cautela
De acordo com a pesquisadora Ester Miranda, responsável pelo inquérito epidemiológico do Piauí, é preciso ter cautela mesmo com a evidente estabilidade da transmissão da doença no estado. Ester Miranda ressalta que cada município possui uma realidade diferente com o vírus; a estabilidade apresentada pela pesquisa está voltada ao cenário geral do estado. 

“Estamos em um ótimo caminho, mas ainda é necessário ter cautela, pois essa é uma taxa geral do estado, cada município tem uma situação diferente e alguns começaram a aumentar o índice de transmissibilidade”, explica a pesquisadora, que é doutora em Biotecnologia.

Os cinco municípios piauienses que registraram o maior índice de transmissibilidade (R0) foram Picos, com 1,25; Uruçuí, com 1,12; Oeiras, com 1,08; Floriano, com 1,02; e Parnaíba, com 0,85.


Com base nos dados, a pesquisadora acrescenta que o "momento é de atenção redobrada para o sul do estado, intensificando o Programa Busca Ativa para rastrear os infestantes e assim diminuir o R0, além de intensificar também a fiscalização da Vigilância Sanitária nas atividades que voltaram a funcionar”.

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras