Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Pela primeira vez, UTIs Covid estão 100% lotadas em São Raimundo Nonato

 

As UTIs Covid em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, estão 100% lotados e pacientes terão que ser transferidos para outras cidades. Os 15 leitos funcionam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e a lotação máxima foi atingida desde a última quinta-feira (15). Segundo a enfermeria urgentista, Nilvânia da Silva Nascimento, responsável pela UPA, dos 20 leitos clínicos, seis estão ocupados, mas chegam pacientes com sintomas da doença a todo momento. 

"Os casos crescem desde julho. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que os leitos estão 100% lotados. A maioria dos pacientes nas UTIs são jovens, com menos de 40 anos", disse a enfermeira.

O secretário municipal de saúde, Jussival Júnior, avalia que os casos crescem desde a flexibilização de algumas atividades pelo decreto estadual. 

"Desde a abertura de bares e restaurantes. As pessoas têm feito também aglomerações em festas", reitera o secretário. A aglomeração durante a campanha eleitoral também sido apontada como um dos motivos do crescimento de casos em algumas cidades do Piauí. Devido ao aumento de casos, coligações firmaram acordo que suspende a campanha eleitoral em nove cidades da região de São Raimundo Nonato.

Ele acrescenta que a prefeita Carmelita Castro deve assinar um novo decreto restringindo algumas atividades e que há uma reunião prevista com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) devido ao aumento de casos. 

Levantamento do Cidadeverde.com com bases da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revela que São Raimundo Nonato é o município do interior que registra o maior número de novos casos desde o início de outubro. Na cidade, atualmente,  são 1802 casos confirmados da doença com nove mortes.

 

Cidadeverde

Emanuel Vital

Mais de Cidades