Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Deputado propõe que Enem seja adiado para depois da vacinação contra a Covid-19

Merlong Solano (Foto: Divulgação)

 Merlong Solano (Foto: Divulgação)

O deputado federal Merlong Solano (PT) defende o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está marcado para os dias 17 e 24 deste mês, na modalidade presencial. A Defensoria Pública da União apresentou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na terça-feira (12), recurso contra a decisão que negou o adiamento do Enem.

Estatísticas apontam que cerca de 54 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus podem fazer a prova, considerando o universo de 5,8 milhões de inscritos no exame. “Mais um atentado do governo Bolsonaro contra a saúde pública. O governo que não vacina a população brasileira é o mesmo que quer realizar o Enem agora, justamente no momento em que estão aumentando os casos de contaminação, a ocupação de leitos e o número de mortes. Realizar o Enem agora é agravar a pandemia”, ressalta.

Merlong argumenta ainda a dificuldade enfrentada pelos alunos da rede pública de ensino. “A Covid-19 escancara a enorme desigualdade social brasileira, inclusive no alcance a instrumentos pedagógicos. A maioria dos estudantes não teve acesso a canais de educação à distância ou a qualquer outro recurso. Realizar o Enem agora é consolidar a desigualdade no acesso da nossa juventude ao ensino superior, em prejuízo das famílias mais pobres do nosso país”, lamenta.

O deputado propõe que as provas sejam remarcadas para após o início da vacinação contra a Covid-19, mediante planejamento participativo, além de investimentos nos canais de ensino remoto das escolas da rede pública.

 

Fonte: Assessoria parlamentar

Emanuel Vital

Mais de Política