Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Entidades realizam evento que marca ressurgimento do movimento negro em Oeiras

A reunião foi bastante prestigiada e contou com a presença de representantes de várias instituições.

Movimento Negro ressurge em Oeiras

 Movimento Negro ressurge em Oeiras

O grupo de Consciência Negra Quilombo do Rosário em parceria com a Associação Ambiental de Oeiras – AMO, o Grupo Afoxá, Zumbidos do Memorial e UESPI evento intitulado “Que Abolição!” O encontro retratou sobre a temática da abolição da escravatura e a situação atual dos negros no Brasil.

 

 

Realizado no Centro Paroquial do Rosário esse marcou o ressurgimento do movimento negro em Oeiras que existe desde 1996. A reunião foi bastante prestigiada e contou com a presença de representantes de várias instituições.

 

 

Além dos organizadores, o bispo diocesano de Oeiras, Dom Juarez Sousa, o secretário de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, o padre João Francisco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o vereador Adauberon Moraes e o promotor de justiça, Carlos Rubem Campos Reis, compareceram.

 

 

Uma oficina de dança-afro foi ministrada pela professora Artenildes Silva, coordenadora do Grupo Afoxá da cidade de Teresina. A oficina foi realizada para estudantes que se encantaram com essa modalidade de movimento corporal.

 

 

Durante o evento palestras, painel e mostra de curta metragem sobre as temáticas negras. Após cada palestra e exibição dos curtas os participantes debateram sobre os temas propostos.

 

 

As instituições organizadoras, do “Que abolição!” avaliam como positiva a realização do mesmo uma vez que foi grande a participação popular, muito proveitosa as discussões, como também as temáticas abordadas e encaminhamentos para eventos futuros.

Fotos relacionadas

Emanuel Vital

Mais de Charges