Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Projeto prevê que estado forneça óculos para estudantes de baixa renda no Piauí

Indicativo de Projeto de Lei foi aprovado na CCJ na semana passada

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

Evitar as limitações de aprendizagem de estudantes com deficiências visuais. Esse é o objetivo do Indicativo de Projeto de Lei 06/23, apresentado pelo deputado Henrique Pires (MDB). A matéria foi aprovada na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) da semana passada. Ela deve ser votada em Plenário para o Governo do Estado analisar e devolver para nova análise dos parlamentares.

“Se você não enxergar, você não vai poder ler o que está no quadro, não vai poder aprimorar os seus conhecimentos”, detalha Henrique Pires. O deputado explica que há recursos para que o Executivo estadual ofereça consultas, exames e óculos para os estudantes de baixa renda. Os valores aplicados seriam de origem dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Além dos valores financeiros, Henrique Pires assegura que há vontade política. A ideia do projeto veio de um professor da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Batalha em 2020. O parlamentar informa que, à época, o então governador do estado, Wellington Dias, e os secretários de Educação, Ellen Gera, e da Fazenda, hoje governador Rafael Fonteles, eram favoráveis à iniciativa. O deputado afirmou que já esteve com o atual secretário de Educação, Washington Bandeira, e este também aprova a proposta.

ORÇAMENTO - O deputado Henrique Pires falou sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, enviada pelo Governo do Estado. Enquanto relator da matéria e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, o parlamentar espera antecipar os prazos. 

“A Assembleia encerra, regularmente, e está previsto para encerrar esse ano, [no dia] 17 de julho, esse primeiro semestre. Então, nosso prazo iria até o dia 11 de julho para a gente aprovar na comissão e liberar para o Plenário. A nossa ideia é antecipar para que até o dia 30 de junho nós já possamos liberar para o Plenário fazer a votação”, informou o deputado.



Fonte: ALEPI

Mais de Geral