Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

PF cumpre mandados de busca e apreensão no Piauí em operação contra fraudes bancárias

Foto: Ascom/PF

 Foto: Ascom/PF

A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca em endereços localizados no Piauí nesta terça-feira (28), durante a operação "Não Seja um Laranja 3" que visa desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.

A ação, que conta com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras filiadas, também cumpriu mandado nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Segundo a PF, nos últimos anos foi detectado um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Neste sentido, a PF alerta que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja III’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Mais de Polícia