Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

TJ do Piauí vai usar Inteligência Artificial para informar juiz sobre urgência de medida protetiva

A JuLIA Notify é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Opala Lab, laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça.

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Piauí aposta em Inteligência Artificial para agilizar processos junto as comarcas. Após anunciar a ferramenta contra soltura de presos, o judiciário piauiense lançou nesta terça-feira (5) o projeto JuLIA (Justiça AuxiLiada por Inteligência Artificial), que vai agilizar os pedidos de medidas protetivas solicitadas por mulheres em situação de violência doméstica. 

A JuLIA Notify é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Opala Lab, laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O novo sistema vai funcionar da seguinte forma: o delegado protocola o pedido de medida protetiva, cai no sistema do TJ (PJe) e o juiz da Vara vai receber uma mensagem via WhatsApp informando: “Senhor juiz, nova medida protetiva é protocolada em sua unidade, verifique, analise e decida”. Com a mensagem, terá que dar uma prioridade absoluta. 

“Em um contexto em que a violência doméstica ocorre em ciclos e a resposta do Poder Judiciário precisa ser ágil, o JuLIA Notify surge como uma ferramenta indispensável”, afirmou o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ, Opala Lab.

Para o desembargador, o objetivo do projeto é priorizar as análises de medidas protetivas, sensibilizar a sociedade para denunciar crimes contra a mulher e provocar o Poder Público a agir de forma eficaz no combate à violência doméstica.

 “Estamos diante de uma ferramenta que não apenas acelera a análise e decisão em casos de violência doméstica, mas também sensibiliza nossa sociedade para a importância do combate a esse tipo de crime”, frisa o supervisor do Opala-LAB.

O JuLIA Notify não apenas notifica os magistrados e servidores sobre novos casos de medidas protetivas, mas também estimula a sociedade a denunciar crimes contra a mulher. Trata-se de um passo fundamental na direção de uma justiça mais ágil, eficaz e sensível às necessidades das vítimas de violência doméstica.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, a nova ferramenta desenvolvida pelo Judiciário piauiense auxilia na promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

Ano passado, a Justiça lança um robô que evita soltura de presos por excesso de prazo no Piauí.

 

Cidadeverde.com

Mais de Tecnologia