Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Quatro barragens do Piauí sangraram nas últimas semanas, diz Idepi

O gestor acrescentou que todas as 15 barragens sob responsabilidade do Idepi passarão por manutenção e as obras já devem ter início ainda no mês de março.

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

As barragens Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Salinas (São Francisco do Piauí), Emparedado (Campo Maior) e Mesa de Pedra (Valença do Piauí) sangraram nas últimas semanas. 

De responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), os reservatórios fazem parte de uma infraestrutura hídrica essencial para o Estado, pois são responsáveis pelo fornecimento de água para as comunidades locais realizarem suas atividades cotidianas, como plantação e criação de animais e  também são usadas para o lazer. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

”É muito comum as pessoas se divertirem nos fins de semana nestes locais, muitos já têm estruturas de bares e pequenos restaurantes. E, quando os reservatórios sangram proporcionam um espetáculo à parte para quem tem a oportunidade de testemunhar”, afirmou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

O gestor acrescentou que todas as 15 barragens sob responsabilidade do Idepi passarão por manutenção e as obras já devem ter início ainda no mês de março.

“Nossas equipes estão fazendo visitas periódicas aos reservatórios. E, a partir deste mês de março, iniciaremos as obras de manutenção. Vamos aplicar R$ 22 milhões na conservação dos nossos reservatórios. Serão realizadas as melhorias estruturais e reparos necessários, como a retirada de vegetação do entorno da estrutura, limpeza e reforma de meio-fio”, pontuou.

Desde dezembro do ano passado, as equipes técnicas do Idepi estão realizando vistorias em todos os reservatórios para monitorar a segurança e o estado de conservação das estruturas. 

“O Idepi continua seu compromisso com a segurança e a manutenção das barragens sob sua responsabilidade, garantindo que elas continuem a servir comunidades do Piauí de maneira confiável e sustentável. Temos feito vistorias, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez por conta das fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante frisar que todas as barragens estão seguras. Algumas já atingiram seu nível máximo. Outras já estão com mais da metade da capacidade”, disse o gerente de Recursos Hídricos, Pierre Godinho.

 

Fonte: Meio Norte

Mais de Notícia