Curta a nossa página
03/08 20h36 2017 Você está aqui: Home / Tanque do Piauí Fábio Medeiros Imprimir postagem

Tanque do Piauí terá festival gastronômico da fava

Você está aqui: Home / Tanque do Piauí - com Fábio Medeiros

No último sábado, 29 de julho, foi feito o lançamento do 1º Festfava.  Uma iniciativa da prefeitura de Tanque do Piauí com o apoio do deputado federal Assis Carvalho (PT), do Banco do Brasil e da Embrapa além de outros parceiros.

Na solenidade de lançamento do festival várias autoridades estiveram presentes e falaram sobre a importância do festival para a agricultura familiar. O prefeito do Municipio, Filho Tiú (PT) reforçou que o projeto é uma iniciativa do Deputado Assis Carvalho (PT) para valorizar os produtores de fava do município uma vez que é uma variedade muito cultivada e por ser ainda, Tanque, conhecido como “A capital da fava” e pediu ao Banco do Brasil, através do seu gerente que esteve presente no evento, mais incentivo para os agricultores, a fim de fomentar ainda mais a produção dessa variedade e aproveitou para anunciar obras estruturantes em Tanque como pavimentação asfáltica em algumas ruas da cidade, num total de 3,00 km, o que deverá acontecer nos próximos meses.

O deputado federal, Assis Carvalho, lembrou o laço que tem com Tanque do Piauí e que, por ficar às margens de uma rodovia Estadual, torna-se um importante entreposto de escoamento da produção do sul do estado por encurtar caminho até a capital e outros centros do Norte do Piauí e sempre teve vontade de realizar esse festival, destinando emenda  parlamentar para que seja realizado e ajudar a todos.

Para o Dr. Valdemicio, da Embrapa, o objetivo não é realizar apenas uma simples festa, mas acima de tudo destacar a importância na fava na economia de todos os munícipes para que possam ampliar o olhar  sobre a fava além de sua importância alimentar e nutricional.

Ainda na solenidade, fora apresentado o plano estratégico do festival e ações a serem desenvolvidas por todos os entes envolvidos no projeto entre os meses de julho a dezembro, quando acontecerá o festival, com lançamento previsto para o dia 14 de dezembro e realização da feira e festival nos dias 15 e 16, sendo esperados cerca de 9 mil visitantes.

Na verdade, segundo Valdemicio, será dois eventos em um só: o 1º Festival gastronômico da Fava (Festfava) e a 1ª Feira de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, com exposições, mesas redondas o festival gastronômico junto a tudo isso.

O projeto engloba uma série de formações com a população, acerca de tudo o que é possível realizar com a fava, além de capacitar a população para as ações a serem desenvolvidas e melhoradas durante o evento.

 

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas