Curta a nossa página
20/08 14h16 2017 Você está aqui: Home / Tanque do Piauí Fábio Medeiros Imprimir postagem

Aluno de Tanque do Piauí é destaque em avaliações externas

Você está aqui: Home / Tanque do Piauí - com Fábio Medeiros

Tanque do Piauí, a 206 km de Teresina, é uma cidade pequena e com uma economia baseada  agricultura de subsistência, sem fábricas ou indústrias. No entanto, tem um potencial para educação que foge do normal para pequenas cidades do seu porte, é tanto que o município vem conseguindo ao longo dos anos, resultados expressivos nas avaliações externas do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No último exame realizado, Prova Brasil, o município atingiu, nos anos inicias do Ensino Fundamental segunda melhor média no Estado do Piauí com 6,2 de pontuação e a terceira melhor média nos anos finais com 5,4.

Além da Prova Brasil, a participação nas Olimpíadas ofertadas vem trazendo um destaque também para alunos e professores. Nos últimos três anos, a Escola Municipal Manoel Francisco Lustosa, que oferece do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental vem sempre recebendo menções honrosas e medalhas.

Na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), um aluno vem se destacando e elevando o nome da escola em nível regional e estadual.

João Vitor Jorge Nunes, tem 13 anos, é aluno do 8º ano e a cada ano vem se destacando nas avaliações em que a escola participa. Começou em 2015, quando João Vitor conseguiu avançar de fase na prova e ao final da competição a nível nacional e foi premiado com Medalha de Bronze, recebendo das mãos do Governador em solenidade realizada em Teresina.

Por conta da Medalha, o aluno foi contemplado com uma bolsa ofertada pelo Governo federal do PIC (Programa de Iniciação Cientifica) e recebe um valor mensal para se dedicar aos estudos e aprender ainda mais, o que vem dando resultado, já que em 2016, ele foi contemplado mais uma vez com outra medalha de bronze também na OBMEP, tendo a bolsa continuada no programa e recebendo a medalha no último dia 10 de agosto em Teresina e além da medalha acabou recebendo um note book ofertado pelo prefeito do município, Filho Tiú, por ter se tornado referência nas avaliações externas no município.

Como a escola participa de várias competições a nível nacional e incentiva a participação dos alunos, em 2016, João Vitor participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e conseguiu aqui, também mais uma medalha de bronze.

A prova Canguru de Matemática, uma competição a nível internacional, e sempre realizada no mês de março de cada ano,  onde os alunos participantes devem resolver um certo número de questões em um teste de múltipla escolha relativamente fáceis em cerca de 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Na prova deste ano, o aluno João Vitor garantiu mais uma medalha de bronze para o seu currículo, elevando a sua auto estima e fazendo com que outros alunos passem a se interessar ainda mais pelos estudos e buscar reconhecimento com ele.

João Vitor  é a prova de que uma educação pública de qualidade ainda é possível e que com força de vontade e apoio da família e da escola qualquer aluno pode se sobressair e tornar-se uma referência no seu meio.

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas