Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

X Assembleia Diocesana de Pastoral traça metas para 2018

 

Teve início nesta sexta, 03 de novembro, a X Assembleia Pastoral Diocesana que tem como tema: “Chamados e enviados como Discípulos Missionários”, e como lema: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava?” (Lc. 24,32). A assembleia trata-se de um momento de reflexão e de definições sobre o rumo da ação diocesana, visando construir o Plano Operacional 2018. Participam desse encontro, o bispo diocesano, Dom Edilson Nobre, todos os padres da diocese e agentes pastorais das diversas paróquias.
 
A Assembleia iniciou com santa missa presidida por Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras, e concelebrada por todos os padres da diocese. Em sua homilia, o bispo diocesano fez uma convocação a todos os presentes para que juntos possam pensar metas e estratégias para o agir pastoral em meio às dificuldades e desafios que são obstáculos para a evangelização e promoção da vida.
 
Logo após a missa, o bispo Dom Edilson fez a socialização da programação e em seguida o Pe. Rogério Nascimento, Coordenador de Pastoral, apresentou o Pe. Possidônio Barbosa, Vigário Geral e administrador da paróquia catedral, que ministrou o painel dos referenciais teológicos no tocante às “Urgências na Ação Evangelizadora”.
Dando continuidade às discussões previstas para este primeiro dia de assembleia, o sociólogo Carlos Humberto, representante da Cáritas, fez análise da conjuntura política, social, econômica e eclesial do Brasil, com ênfase no Estado do Piauí, provocando os participantes a terem um olhar mais crítico diante da realidade vivida no país.
Encerrando os trabalhos da manhã, deu-se a apresentação e lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho de 2018, em Paulistana e tem como tema: Defender a natureza e os direitos dos pobres, e como lema: “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10).
 
No período da tarde, foram formados os grupos de trabalhos (GT’s) que iniciaram suas discussões com mística e puderam nortear o debata a partir do texto “Urgências na Ação Evangelizadora”, onde cada grupo discutiu uma ação e a partir da leitura puderam ver a problemática e os desafios, propondo metas e estratégias. Em seguida aconteceu a socialização dos GT’s, através de cada coordenador de grupo.
 
A X Assembleia Pastoral Diocesana encerra neste sábado, 04, com uma programação composta por discussões, socializações, elaboração do calendário diocesano 2018 e celebração de envio dos discípulos missionários.

  

Fonte: Pascom Diocesana

Mais de Comunicando