Curta a nossa página
02/09 19h47 2018 Você está aqui: Home / Tanque do Piauí Fábio Medeiros Imprimir postagem

Diocese de Oeiras promove Seminário sobre Fake News

Você está aqui: Home / Tanque do Piauí - com Fábio Medeiros

A diocese de Oeiras e a Pascom Diocesana promoveram na noite desta sexta-feira, 31, o Seminário Diocesano de Comunicação com o tema: Fake News  jornalismo de paz, a verdade vos tornará livres (jo 8,32), tendo como base a mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das Comunicações Sociais ocorrida em maio. O evento aconteceu no Cine Teatro Oeiras e contou com a presença de centenas de pessoas entre representantes de escolas, alunos do curso de rádio e tv do Icomradio, OAB e outros.

O seminário contou ainda com a contribuição de Tyana Tapety, secretária de educação de Oeiras, Heloisa Helena, secretária da juventude de Oeiras, Raí Silva, jornalista e comunicador que debateram o tema com propriedade e esclarecendo vários pontos sobre o tema abordado, contando ainda com a participação dos Bandolins Mirins de Oeiras na abertura.

Na sua fala, o bispo de Oeiras, dom Edilson Nobre abordou o que é fake news, orientando sobre como se deve prevenir para não ser pego por noticias falsas e citou vários casos no mundo que acabaram prejudicando a vida de determinadas pessoas e disse ainda que a primeira fake news produzida no mundo foi no jardim do éden, quando a serpente semeou a discórdia entre Adão e Eva e esta acabou acreditando nas informações, pecou e induziu Adão a cometer o mesmo ato.

Ressaltou ainda a importância dos comunicadores em geral de praticar o jornalismo de paz, trazendo informações verídicas e que não prejudiquem a vida de terceiros devendo sempre analisar com muita cautela as informações que chegam para não produzirem notícias falsas.

Após a fala do bispo foi a vez dos convidados que se revezaram e falaram sobre o tema e tendo sempre como foco principal o papel da educação que pode ajudar a formar cidadãos críticos e capazes de discernir sobre qualquer  assunto que seja postado nas centrais de noticias e sobretudo nas redes sociais, tendo em vista que o maior propagador de fake news são aquelas que deveriam propagar boas práticas e não afastar a todos das informações verdadeiras.

Outra preocupação do público que participou fazendo perguntas aos convidados, é como se proteger contra as noticias falsas, no entanto, todos foram enfáticos em dizer que não há uma receita para essa proteção, visto que ainda não é possível identificar como começa uma fake news, há a possibilidade de se investir em educação para melhorar o nível de leitura e interpretação da população para terem a possibilidade de saber identificar quando uma noticia ou postagem é verdadeira ou não e, aos comunicadores, exercerem sempre o papel principal da profissão que é sempre checar a fonte da informação para não ajudar a propagar conteúdos falsos.

Dom Edilson avaliou, ao fim do seminário, como positiva a sua realização pela Diocese e Pascom e que a igreja cumpre, assim, o seu papel de orientar a sociedade sobre este e outros assuntos que permeiam a vida dos fieis.

 

Por; Fábio Medeiros 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas